quarta-feira, 9 de maio de 2012

Curiosidades

Curiosidades sobre audição


Você sabia que:

- Nem toda tontura é sinônimo de labirintite. Apesar da maioria das tonturas com caráter rotatório ser de origem do labirinto, existem também causas neurológicas, vasculares e cardíacas para tontura.

- O cerume (a popular “cera”) não é sujeira, mas sim parte de um importante mecanismo de defesa do canal do ouvido contra infecções bacterianas e fúngicas.

- O zumbido pode ser sinal de algum problema de saúde, não só do ouvido mas também de outras partes do corpo.

- O uso do cotonete na parte interna do canal da orelha pode causar lesões e infecções.

- Som alto, explosões e fones de ouvido podem causar perda irreversível da audição.
- O Brasil é um dos campeões mundiais na freqüência de perda auditiva ocupacional induzida pelo ruído.

- O ouvido humano detecta sons de 20 a 20000 Hertz, ou seja: desde o mínimo barulho de um pernilongo à noite até o de um avião a jato!

- Quem ouve é o cérebro! O som chega à orelha e a parir daí se propaga através de ondas sonoras que são transformadas em sinais elétricos, que percorrem o nervo da audição para levar a música, a voz ou um barulho até o cérebro.

- Dar mamadeira quando o bebê está deitado aumenta a chance de a criança ter otites, que são infecções de ouvido, pois o leite pode refluir para o ouvido através de uma comunicação chamada tuba auditiva.

- Beijos estalados nas orelhas podem exercer uma pressão tão grande que é capaz até mesmo de romper o tímpano e causar diminuição da audição.

Fonte:
Daniiell M..A.. Guadachollii
Fonoaudiologia Ocupacional




Trabalhar à noite encurta a vida e prejudica o casamento

Os trabalhadores noturnos perdem cinco anos de vida para cada quinze dias de jornada de trabalho, segundo um estudo divulgado pela Unidade do Sonho do Instituto Dexeus de Barcelona, juntamente ao Serviço de Neurofisiologia do Hospital da Paz de Madri, ambos na Espanha.
Segundo a pesquisa, aqueles que trabalham à noite se divorciam três vezes mais que o restante das pessoas e têm 40% mais possibilidades de ter transtornos neuropsicológicos, digestivos e cardiovasculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário